São Francisco de Assis.

É muito complicado quando conseguimos notar a dimensão das coisas que nos rodeiam e, percebemos que não temos sequer o direito de reclamar de nossas vidas. Não importa o tamanho da dificuldade, há tanta gente, tanta vida, que realmente precisa de ajuda, que realmente não tem as condições básicas de sobrevivência nesse mundo tão difícil, que me sinto ridícula, por estar, há minutos atrás, reclamando do quão as coisas são difíceis. É aí que eu percebo que tenho tudo pra ser uma boa pessoa, pra ser feliz, fazer o bem. E acho que é isso que dói tanto, saber que fazemos tão pouco ou quase nada. Sinto falta da minha certa ingenuidade de jovem, de achar que ia mudar o mundo. Se ia, realmente, ou não, é irrelevante. Porque eu fazia acontecer, eu acreditava. E o pouco que a gente faz, é melhor que nada. O mundo anda tão doente, mas ainda há esperança. Se aprendemos a valorizar tanto um sorriso, ainda tenho fé de que vamos aprender a valorizar uma vida. Quando não houver diferenciação entre um outro animal e nós, quando aprendermos a viver em harmonia com a natureza, quando aceitarmos nossas condições e lidarmos com nossos limites, quando entendermos que fazemos parte de tudo isso e o universo não está aqui para nos servir, aí sim, talvez as coisas passem a fluir de uma maneira nunca vista, e possamos então conhecer o verdadeiro significado de "viver".